terça-feira, 6 de maio de 2014

Venha o Teu Reino


 

Venha o Teu Reino

Texto: Mt 6.10.
Quase todos os cristãos do mundo conhecem a oração do pai nosso que ensinou o Senhor Jesus. Aliás, quando João Batista começa a pregar com uma voz vinda das areias causticantes do deserto da Judéia, a sua mensagem era: Arrependei-vos, pois está próximo o reino dos céus. Mt 3.2. A mesma mensagem foi proferida pelo Mestre de Nazaré e posteriormente os seus discípulos. Mt 4.17.
Alguém já disse que não pode orar “venha o teu reino” se o Deus não esta sentado no trono do coração penitente. O salmista Davi no célebre salmo 24, proclama de Deus e exalta ao Rei da Glória dizendo: “Levantai ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da glória. Quem é esse Reis da glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Gloria. Quem é esse Rei da Glória? O senhor dos exércitos, ele é o Reis da Glória”. Salmo 24.7-10. Para compreender que os céus reinam, foi que Deus permitiu a Faraó contemplar todas 10 pragas sobre o Egito antigo; a Nabucodonozor perder a memória e vivenciar ele mesmo, um caso inédito de zoantropia, transformando-se em um animal, comendo ervas do campo e sendo molhado pelo orvalho do céu por aproximadamente 3 anos e meio, sendo-lhe restituída a consciência logo depois.
Foi o anuncio do Reino que era chagado, que abalou o trono de Herodes, o grande, que segundo a história, havia mandado assassinar cerca de 40 parentes chegados a ele, no receio de que viessem a tomar-lhe o poder, além de ter ordenado a matança dos inocentes. Pôncio Pilatos mesmo ficou temeroso de condenar o Cristo que estava diante dele, ao saber que o seu reino não era deste mundo.
Afinal, que mais poderemos saber acerca do reino de Deus e o que nos interessa saber disto nos dias em que estamos vivendo? Quando examino as Escrituras Sagradas e contemplo a vida de muitos cristãos modernos e a grande maioria das pessoas que caminham ao meu lado no centro da cidade, me pergunto: estará distante a implantação total do reino de Deus neste tempo? Quantas pessoas estão enganadas pensando ser o reino quando não é.
Em primeiro lugar, o Reino de Deus não é comida e nem bebida. Assim, como festivais de musica, grandes concentrações carismáticas, cultos ao homem, reuniões de negócios terrenos, almoços, jantares, churrascos, confraternizações de fim de ano, tudo isto pode ser necessário do ponto de vista social – mas não é uma representação clara e precisa do reino de Deus aqui na terra. O apóstolo São Paulo nos declara solenemente, que este reino é a manifestação da justiça, da paz e da alegria no Espírito Santo (Rm 14.17). Assim que, quando existe injustiça praticada contra inocentes e indefesos, e nós a vivenciamos como meros expectadores, tendo o poder e o direito de interferir e não o fazemos, além de estarmos pecando por negligência e omissão, também não estamos dando lugar a que o reino de Deus se manifeste em forma plena e eficaz. E todas as vezes que a paz está sendo ameaçada seja no ambiente conjugal, ou entre relações pais e filhos, nora-sogra, genro-sogro, ou irmão-irmão, ou ainda dentro de nossas igrejas no relacionamento fraternal, em que mesmo fazendo o serviço de Deus com ódio contra irmãos, rebeldia contra as autoridades constituídas por Deus para o governo eclesiástico, dificultando a ordem dos cultos e causando pesar aos dirigentes da igreja local, de forma que esta pareça mais um campo de batalha, estaremos impedindo deliberadamente à expansão do Reino, e teremos que pagar por isto. E todas às vezes, em conseqüência da falta de paz e de justiça, alguém venha a se escandalizar, de forma que não consiga entrar no Reino, isto entristece a pessoa bendita do Espírito Santo e impede o crescimento do Reino.
Em segundo lugar, o Reino não está condicionado ao pensamento humano ou humanista de quem quer que seja, pois ele está muito além de nosso entendimento medíocre e mundano. A velha natureza humana caída, não é capaz de compreender o que Deus preparou para os seus súditos. “As coisas que o olha não viu, e o que o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as coisas que Deus preparou para os que o amam” (1º. Co 2.9).
Em terceiro lugar, você não pode entrar no Reino de Deus se não houver experimentado o novo nascimento, através de uma operação conjunta da palavra de Deus e do Espírito Santo na sua vida, arrancando coisas desagradáveis a um cristão, e colocando um novo sentido de vida. Jesus foi muito claro explicando isto a Nicodemos, o doutor da lei. Não interessa quantos anos você tem de crente, ou se seus pais, ou sua esposa é crente e você não, ou ainda se costuma freqüentar as reuniões de domingo à noite, ou até mesmo se contribui financeiramente para os eventos e festividades da igreja. Se não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (Jo 3.5,8).
Em quarto lugar, se você é ímpio de coração empedernido, ainda que tenha aparência de piedade e seja amigo de todos, mas esta impiedade é latente em todos os atos e pensamentos do seu coração, você está fora do reino de Deus. “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem aventureiros, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1º. Co 6.9,10).
Resta uma esperança: “buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça...” (Mt 6.33). Aqueles que seguem a Cristo são conclamados a buscar acima de tudo o mais, o reino de Deus e a sua justiça. O verbo “Buscar” subentende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo. Cristo menciona dois objetivos da nossa busca:
Em primeiro lugar, o reino de Deus. Devemos buscar diligentemente a demonstração da soberania e do poder de Deus em nossa vida e em nossas reuniões. Devemos orar para que o reino de Deus se manifeste no grandioso poder do Espírito Santo para salvar pecadores, para destruir a influência demoníaca que rouba, mata e destrói o que há de mais precioso nas criaturas de Deus. Este mesmo poder deverá manifestar-se para curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus.
Em segundo lugar, a sua justiça. Com a ajuda do Espírito Santo, devemos procurar obedecer aos mandamentos de Cristo, ter a sua justiça, permanecer separados do mundo e demonstrar o seu amor para com todos. (Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD).
Você está interessado em entrar no reino de Deus? Siga estes passos:
Arrependa-se dos seus pecados.
Confesse a Jesus como Senhor e salvador de sua vida, e busque através da palavra de Deus, viver uma vida moldada nos princípios do reino de Deus. Ele por certo dará a vitória a tantos quantos se chegarem humildemente, reconhecendo a sua soberana vontade e poder.

Está Ameaçado o Reino de Deus




De vez em quando, e com mais freqüência neste século 21, os alicerces do pensamento humano, da moral e da ética, são sacudidos por algum fato extraordinário, seja na política, na ciência ou na religião. Na última semana de fevereiro de 1997, o mundo foi sacudido com a descoberta cientifica de que se poderia reproduzir uma ovelha em laboratório, sem precisar de um elemento masculino, simplesmente utilizando-se o núcleo celular da mama de uma ovelha, e alterando a cadeia de DNA – responsável pelos caracteres genéticos – a clonagem estava feita. O resultado é a possibilidade de reprodução em serie de seres animais, incluindo os humanos.
Estaria este feito da ciência moderna, tão badalado nos meios jornalísticos, e tão profetizado através da ficção cientifica, ameaçando as estruturas do reino de Deus aqui na terra?
O Senhor Jesus Cristo declara enfaticamente ao governador Poncio Pilatos, quando este o interrogava, que o seu “reino não é deste mundo” João 18.36. O profeta Daniel numa visão apocalíptica nos revela os acontecimentos reservados para esta era. Aproximadamente em 530 a.C. no exílio em Babilônia, Daniel recebe uma revelação especial de Deus quando diz: “Muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicara” Dn 12.4. Mas no versículo 2 do mesmo livro e capítulo, o Espírito Santo lhe revela que se levantará o arcanjo Miguel para defender o povo de Deus (o povo de Israel) de uma angustia que envolverá a todas as nações sobre a face da terra, mas que haveria um livramento para “todo aquele que se achar escrito no livro”. Sobre este livro, compreendemos à luz das Escrituras Sagradas de tratar-se do livro da vida conforme Paulo o declara em Filipenses 4.3, e o evangelista João no livro de Apocalipse 3.5 e 21.27.
O livro da vida vem ser a tônica forte para todos aqueles que pertencem ao reino de Deus. Quem não se achar inscrito no cartório de registro civil de Deus, também não terá direito a pertencer ao reino de Deus. A preocupação momentânea causada pela descoberta da clonagem é a questão ética – se o homem não está querendo meter-se no lugar de Deus, mexendo em uma coisa até então secreta – o código genético. O governo dos Estados Unidos e de outros países estão às voltas com a situação atual. Os líderes religiosos estão discutindo a situação ética. Mas a real preocupação de qualquer ser humano deve ser resumida em apenas uma coisa: se o seu nome se acha inscrito no Livro da Vida.
A mensagem de Jesus acerca desta preocupação é basicamente a mensagem do reino – nem mesmo o tão buscando poder espiritual é conditio sine qua non para a entrada no reino. Certa feita, os discípulos enviados por Jesus em numero de 70, voltaram de suas tarefas eufóricos pelo sucesso ministerial sobre os espíritos imundos, que saiam quando eles invocam o nome do Senhor. Jesus disse a eles que a sua alegria não devia prender-se pelo êxito no campo espiritual, mas sim por terem os seus nomes escritos nos céus Lc 10.20.
Que condições são exigidas pelo Reino, para que os seus cidadãos sejam inscritos como participantes dele?
Em primeiro lugar, precisamos entender que não se exige nenhum crachá, rótulo ou distintivo especial. Tampouco se exige que seu participante ande preocupado com investimentos financeiros, ou mesmo na projeção pessoal.
Em segundo lugar, para se ter o nome inscrito no livro da vida, que está nos céus, e ser participante do maravilhoso mundo do reino de Deus, é necessário que você tenha real certeza de que Jesus é o teu Senhor dominador de toda a tua existência, e salvador. Se você pode confessar o nome de Jesus a qualquer pessoa da vizinhança, do circulo de amizades ou do trabalho, sem se envergonhar de que é um cristão renascido, então você é um candidato a ter o seu nome nos registros do reino. Por sua vez esta condição exige também que o elemento creia de todo o seu coração, e não somente isto, mas que possua também um testemunho de vida cristão digno de ser chamado pelos demais, como um cidadão do reino de Deus.
A terceira condição está reservada aos vencedores. Os derrotados não poderão participar deste reino. Enviando uma carta à igreja de Sardes, na Ásia menor, o Senhor Jesus disse que ao que vencer de nenhuma maneira seria riscado o seu nome do livro da vida, mas que este nome seria confessado diante do Pai e dos seus anjos Ap 3.5. Portanto, toda atitude derrotista do ponto de vista espiritual, todo sentimento de culpa não resgatado através de um encontro pessoal e sem reservas da criatura para com o seu criador, do crente para o seu Deus, do servo para com o seu Senhor, do perdido para com o seu Salvador, tem de ser levado prisioneiro aos pés de Cristo. Na cruz, à medida que os cravos penetravam e rasgavam a carne de Jesus, também estavam sendo cravadas as nossas frustrações, as nossas mágoas, rancores, derrotas e fracassos, a fim de nos conceder a vitória. Através de sua ressurreição, fomos simbolicamente ressuscitados para Deus.
A cruz marcou em minha vida um caminho novo e vivo. O caminho para a vitória espiritual. Sou cidadão dos céus. Não preciso de carteirinha de identificação. Mas a marca do poder e da ação do Espírito Santo e a certeza de que o meu nome está registrado nos céus, é tudo pra mim. Agora posso cantar aquele belo hino que nas letras de seu coro diz: “Sim, eu amo a mensagem da cruz/ te morrer eu a vou proclamar/ levarei eu também minha cruz/ te por uma coroa trocar”.
Amigo, não se preocupe se a ciência evoluciona tão rápida, ou se nas nações há expectativas e caos, ou se no governo a corrupção e a incompetência atinge o seu limite mais auto, ou ainda se a tua vida parece arruinada, frustrada, fracassada e destruída. Aceita a Jesus como teu único e suficiente Salvador. Busque dele nesta hora o socorro que a tua alma necessita, e que desesperadamente anseias, e somente saias desta condição depois de ter a certeza de que o teu nome está registrado no livro da vida dando-te a condição de ser um cidadão do reino de Deus. Este reino começa aqui. Agora, nesta vida. Enquanto tens esperança, enquanto respiras e podes pensar.
Não espere cruzar os umbrais do além e que os teus parentes e amigos rezem por tua salvação. Depois da morte não há mais esperança alguma para o mortal. Dê o melhor para Deus, enquanto tem vida.

Bibliografia: http://www.pastorcarlosgomes.com/venha_o_teu_reino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário